Como evitar mofo e bolor no banheiro

Como evitar mofo e bolor no banheiro

Você notou um cheiro estranho no seu banheiro? Crescimentos descoloridos em suas paredes, pia ou chuveiro? Você está vendo um aumento nos problemas respiratórios ao usar o banheiro? Mofo ou bolor no banheiro podem afetar seriamente sua rotina diária e criar um risco potencial à saúde. Para manter os banheiros livres do crescimento de mofo irritante, saiba mais sobre como você pode evitar que esses fungos se instalem em sua casa.

Qual é a diferença entre mofo e bolor?

Ambos são tipos de fungos, mas o mofo tende a se destacar da superfície em que vive. O mofo geralmente fica plano e parece fofo ou em pó. Normalmente, o mofo aparece em cores mais escuras – como verde ou preto – enquanto o mofo geralmente aparece branco ou amarelado, potencialmente ficando cinza ou marrom com o tempo.

Sinais de mofo nos banheiros

O primeiro passo para evitar o crescimento de mofo é reconhecê-lo quando ele acontece ou identificar pontos que podem causar problemas. Fique de olho nos sinais de adições indesejadas ao ecossistema do seu banheiro:

  • Mofo ou bolor visível. Procure por crescimento em áreas úmidas, como mofo na torneira, no chuveiro, ao redor do vaso sanitário ou embaixo da pia. Manchas escuras e difusas ou manchas pulverulentas claras a escuras podem ser mofo ou bolor.
  • Cheiro de mofo no banheiro. Aquele cheiro “mofo” ou “úmido” que está enchendo seu banheiro pode ser causado por mofo. Se você sentir o cheiro de algo que pode ser comparado a terra úmida, madeira podre ou tapetes molhados, é hora de procurar fontes de contaminação.
  • Sinais de danos ou vazamentos de água. Ambos os tipos de fungos prosperam em ambientes úmidos e úmidos. Tome nota de qualquer lugar que esteja ficando particularmente úmido como um potencial local de crescimento de mofo. Vazamentos podem fornecer casas invisíveis para mofo e bolor, mas não se esqueça de verificar seu chuveiro, banheira, pia e vaso sanitário também.
  • Aumento de problemas respiratórios. Mofo e bolor podem irritar condições como alergias ou asma ou causar problemas respiratórios gerais. Se você tocar ou inalar esporos, poderá sentir dor de garganta, tosse ou espirro, irritação nos olhos ou chiado no peito. Encontrar esses sintomas durante ou logo após usar o banheiro pode indicar o crescimento de mofo.

Como prevenir o mofo em seu banheiro

Reduza os maus cheiros e os riscos para a saúde tomando medidas para evitar o crescimento de mofo e bolor. Aqui estão algumas dicas para manter as coisas limpas e confortáveis ​​em seu banheiro:

  • Limpe regularmente. Banheiros limpos são inimigos de mofo e bolor. Enxugar a água, limpar superfícies úmidas e remover a sujeira dificultam o crescimento de fungos.
  • Seque-o. Mofo e bolor precisam de umidade para se firmar. Mantenha seu banheiro ventilado, especialmente durante e após banhos de vapor. Certifique-se de espalhar as toalhas para que elas sequem completamente e cuide de derramamentos e vazamentos de encanamento assim que você os notar.
  • Corrigir vazamentos. Isso não é apenas uma boa prática em qualquer cômodo da sua casa, mas encontrar e consertar vazamentos também elimina uma importante fonte de umidade que o mofo e o bolor usariam para crescer.
  • Mantenha os ventiladores em funcionamento. A ventilação é a chave para manter seu banheiro seco. É especialmente importante em banheiros sem janelas ou em meses frios, onde você não pode abrir uma janela para fluxo de ar extra. Se você está tendo problemas com seu exaustor (ou se você não tiver um), a Multi Serviços oferece serviço de reparo de exaustores em sua área.
  • Substitua a argamassa do chuveiro rachada. Quando a argamassa começa a rachar ou desmoronar, ela oferece a oportunidade perfeita para a água penetrar e permitir que o mofo e o mofo prosperem. Se você puder, substituir e selar novamente o rejunte danificado reduz as oportunidades de crescimento do mofo.
  • Remova o mofo e o bolor atuais. Elimine qualquer crescimento que esteja atualmente em sua casa. O mofo cresce na superfície dos objetos, então você mesmo pode limpá-lo. Certifique-se de usar luvas e uma máscara facial para se proteger de irritantes.

O mofo penetra mais profundamente no rejunte, drywall e madeira, por isso é uma boa ideia removê-lo por profissionais , como a Multi Serviços Caça Vazamentos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Orçamento via WhatsAppSolicite Agora
+ +